Mensagem do Presidente Mahmoud Ahmadinejad

هذا هو الذهاب الى ليونة الغاية ، إيه!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Epiléticos Famosos

Epiléticos famosos

Esta lista inclui algumas celebridades que, por sua biografia, supõe-se que tenham sofrido de epilepsia.

* Alexandre o Grande, rei macedônico
* Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel. Há evidências de que sofreu de epilepsia principalmente na infância.
* Caio Júlio César, estadista romano
* arquiduque Carlos da Áustria (1771 - 1847))
* Fiódor Dostoievski, escritor russo. Ele começou a ter as crises aos 25 anos de idade. Os ataques se prolongaram até a sua morte aos 60 anos. Nestes 35 anos, o escritor teve cerca de 400 crises convulsivas, que eram seguidas de confusão mental, depressão e distúrbios temporários de fala e memória. "sim, eu tenho a doença das quedas, a qual não é vergonha para ninguém. E a doença das quedas não impede a vida".
* Gustave Flaubert, escritor francês, autor de Madame Bovary. A doença se manifestou aos 22 anos de idade, com crises parciais simples, (com sintomas visuais de curta duração) e depois com crises complexas. Ele também apresentava os sintomas emocionais, como terror, pânico, alucinações, pensamentos forçados e fuga de idéias.
* Hermann von Helmholtz, físico alemão (1821 - 1894)
* Ian Curtis, roqueiro inglês. O vocalista da banda Joy Division (criada em 1977, época seguinte ao estouro do movimento punk) teve a primeira crise convulsiva logo após a estréia em Londres. O show foi decepcionante e a crise o abalou. Depois disso, a excitação dos shows o levava a ter ataques epilépticos em pleno palco.
* Moreira César, coronel das forças Armadas brasileiras teve um ataque durante a expedição do exército a Canudos.
* Machado de Assis, escritor brasileiro
* Margaux Hemingway, atriz americana (1955 - 1996)
* Napoleão Bonaparte, imperador francês. "Gemia e babava, tinha uma espécie de convulsão que cessava ao cabo de um quarto de hora…" (testemunho de Talleyrand, ano de 1805, um dos que atestam que o imperador sofria, desde jovem, de epilepsia)
* D. Pedro I, imperador do Brasil. Segundo os historiadores, ele sofria de epilepsia herdada do lado materno de sua família e antes dos 18 anos já tinha sofrido seis crises.
* Maria Isabel de Alcântara Brasileira, segunda condessa do Iguaçu, foi a terceira filha do imperador D. Pedro I, do Brasil com a amante Domitília de Castro e Canto Melo, marquesa de Santos.
* Richard Burton, ator inglês
* Saul, rei bíblico
* Sócrates
* Van Gogh, pintor holandês. Em uma dessas cartas, quando estava internado em Sait-Remy, ele escreveu: "as alucinações insuportáveis desapareceram, estando agora reduzidas a um pesadelo simples, eu penso que em conseqüência do uso que venho fazendo do brometo de potássio", o primeiro medicamento usado para combater crises epilépticas.
* Lenin, revolucionário russo (1870-1924)
* Eric Clapton, guitarrista.
* Fabricio Maia, exímio jogador de video game, comunista high tech, pseudo advogado.

Um comentário:

  1. Olá,
    sou epilética há 13 anos. Minhas crises durante dois anos eram parciais e depois passei a ter crises generalizadas e paralelas, as parciais. tinha pouco tempo para recuperar a memória, o mal estar, seguido de forte depressão.
    Agora com ácido valproico controlo a crise total e com lamotrigina, as crises parciais.
    Estou levando a vida normal, trabalho, me divirto pouco e estou sempre apreensiva.
    Gostaria de saber se aqui em Mato Grosso do Sul existe alguma ONG de apoio no sentido de divulgação da epilepsia para maior aceitação do portador da mesma na Sociedade

    ResponderExcluir